A RELIGIÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DISCURSIVAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Letícia Araújo Rodrigues

Resumo

O presente projeto de pesquisa se propõe a conhecer e analisar os discursos dos educadores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Serra com relação à temática da religião e a criança de 0 a 6 anos no ambiente escolar através de um grupo focal. KRAMER (1982) aponta que desde as primeiras propostas de educação para a pequena infância, as pesquisas históricas revelam a estreita relação entre esta etapa educacional e a religião. Dessa maneira, sabe-se que os professores se deparam com um grande desafio, que é carregado ao longo da história, o de qual seria a melhor maneira de posicionarem-se diante dos questionamentos das crianças relacionados à religião e frente à circulação dos diferentes discursos religiosos que chegam à instituição. Dessarte, este projeto de pesquisa pretende investigar os discursos de oito educadores. Para tal será organizado um grupo focal, onde os profissionais serão direcionados a participarem do estudo da temática: A presença da religião na educação infantil. Assim, será através da análise dos discursos de profissionais da educação que buscaremos entender com se dá o fenômeno da religião na Educação Infantil. Por meio da ótica desses educadores que estão em campo, pesquisaremos como lidar com esse desafio que é tão presente e desafiador, mas também pouco discutido e estudado.

Downloads

Publicado

2019-08-07

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões