POR UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: AMOR, PRAZER, POESIA E ÉTICA NA OBRA ESTÓRIAS DE QUEM GOSTA DE ENSINAR DE RUBEM ALVES

Autores

  • José Raimundo Rodrigues
  • Juliana Pimentel Santos

Resumo

Rubem Alves concebe a educação como um processo que envolve a totalidade das pessoas do professor e do aluno, tornando-os não executores, mas participantes na descoberta do saber. A partir de estórias simples explicita-se a complexidade do ato de educar. Propõe-se nessa comunicação uma leitura da obra Estórias de quem gosta de ensinar a partir de uma perspectiva de uma educação integral, considerando que não se trata de um conhecimento vinculado apenas ao intelectual, pois o ser humano é mais que a "pequena razão". Pode existir verdadeira educação sem o pleno entrelaçamento de amor, prazer, poesia e ética? Há conhecimento sem a participação da completude dos sujeitos? Somente uma perspectiva que abarque o humano na sua integralidade poderá resgatar a educação como momento em que tanto professor como aluno gostem do que fazem.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Resumos do Congresso Internacional da Faculdade Unida