O DESAFIO DO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Resumo
A compreensão da disciplina Ensino Religioso (ER) encontrase no contexto da história das disciplinas escolares. Este campo de estudo procura enfatizar o porquê de a escola ensinar o que ensina, e investiga a relação entre as finalidades dos conteúdos de ensino religioso e o que foi efetivamente ensinado. Percebese que a prática na disciplina de ER é complexa e exige do professor um grande preparo para fazer frente aos desafios que esta disciplina lhe impõe. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o ensino religioso no que tange a formação de professores para esta disciplina no município de Vila velha – ES. A metodologia utilizada privilegia a pesquisa qualitativa em interlocução com a quantitativa. Para isto foi aplicado questionário junto a 43 dos 70 docentes de ER do município que possibilitou um conhecimento dos diversos problemas enfrentados pelos docentes desta disciplina no exercício da profissão que é a falta de uma qualificação aprofundada, uma formação continuada em constante descontinuação e um desconhecimento da disciplina da parte de agentes administradores da secretaria de Educação municipal.Downloads
Publicado
2019-08-02
Edição
Seção
Resumos do Congresso Internacional da Faculdade Unida