RELIGIÃO E O ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR: ENTRE A CONFISSÃO E O SILENCIAMENTO

Autores

  • Meiriane Moreira dos Santos Schaper

Resumo

O presente estudo pretende discutir a rotina de docentes que le-cionam em escolas públicas das cidades de Teixeira de Freitas e Prado, cidades centradas no Extremo Sul da Bahia. A ideia pes-quisa surgiu a partir da vivência com colegas que atuam como professores em Unidades Escolares e que por vezes veem-se si-lenciados ou sufocados nos diversos momentos em que o prose-litismo religioso se faz presente nos momentos em que deveri-am ser pedagógicos, e, a investigação se consolidará com a ob-servação da rotina de dois educadores e se firmará a partir de pesquisa de campo e revisão bibliográfica que sustentará e pon-derará as contradições que envolvem a RELIGIÃO E O ESPA-ÇO PÚBLICO ESCOLAR: ENTRE A CONFISSÃO E O SI-LENCIAMENTO, em especial, com relação aos profissionais, professores, que confessam religiões de matrizes africana, espí-rita ou ainda que se declare ateu. Para tanto, será fundamental entender os fatores que engendram o universo religioso e, so-bretudo, como o Estado, através da legislação percebe o indivi-duo e a religiosidade no espaço público, em especial na educa-ção, em conseguinte nas escolas pesquisadas, analisando histo-ricamente a escola pública x religião suas contribuições e im-plicações, intuindo sobre o laicismo e o direito subjetivo em se tratando da esfera pública em que muitas vezes intima os indi-víduos em confessar a partir de religiões judaicas cristãs ou si-lenciar.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Resumos do Congresso Internacional da Faculdade Unida