O USO DAS NARRATIVAS NO ENSINO RELIGIOSO: UM PROCESSO PEDAGÓGICO COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS(AS) ALUNOS(AS) NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Eneida Gomes Zabatiero

Resumo


Este artigo tem como objetivo relacionar o saber adquirido do educando à cultura vivenciada em seu cotidiano com a prática educacional, para que o processo pedagógico do Ensino Religioso no espaço escolar público e laico possa proporcionar um desenvolvimento integral do estudante, pois este ao iniciar o convívio escolar leva consigo diversos conhecimentos condizentes com a sua cultura. E a cultura está impregnada pelos conhecimentos religiosos adquiridos pela criança desde o nascimento até a fase adulta. A formação ética, moral são elementos básicos para a formação integral do cidadão, por isso que o Ensino Religioso no espaço educacional laico deva ser ministrado com caráter científico, didático, apresentando as religiões existentes no mundo e respeitando a diversidade religiosa de nossos alunos. Não há um parâmetro curricular definido pelo MEC para o ensino religioso escolar, de modo que nós, professoras e professores, ou temos de preparar o nosso próprio material, ou temos de usar os livros didáticos existentes. Os livros existentes tratam mais de valores ou do cristianismo do que das religiões em geral. Assim, é necessário outro tipo de material, adaptado à criança, para ensinar os conteúdos do ERE. Entende-se que as narrativas das religiões podem ser esse material.

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