AS INFLUÊNCIAS DA GEOGRAFIA LOCAL NO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DE CARIACICA E VILA VELHA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR

Autores

  • Adriana Pereira de Almeida

Resumo

A disciplina de Ensino Religioso que é parte integrante da grade curricular na educação básica no Brasil deve apresentar-se de forma não proselitista uma vez que temos um Estado laico, sendo assim o foco do Ensino Religioso nessa atual conjuntura é a releitura do fenômeno religioso. A cultura de determinada comunidade que também contribui na formação do cidadão, pode ser um fator influenciador nas questões religiosas, já que segundo Claval (2011) “...as sociedades são fenômenos espaciais.” Ao considerar que cada espaço local tem suas características próprias culturais, esta por sua vez deve influenciar no Ensino Religioso no que diz respeito ao olhar do fenômeno religioso do indivíduo de determinado espaço. A concepção transdisciplinar se posicionou no cenário internacional de forma expressiva no Primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade ocorrido no Convento de Arrábia em Portugal, 1994, com o apoio da UNESCO que contou com a participação de Basarab Nicolescu, Edgar Morine e Lima de Freitas, na qual a transdisciplinaridade traz uma proposta de integração do conhecimento e humanização da ciência. Sendo assim a Geografia e o Ensino Religioso podem ser transdisciplinarizados no contexto escolar.

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Publicado

2019-06-12

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões