USO DE TEXTOS SAGRADOS NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO: ANÁLISE DE REGISTROS DE PROFESSORES EM DIÁRIOS DE CLASSE

Welliton Carvalho Carvalho

Resumo


A presente comunicação constitui um desdobramento das análises realizadas em diários de classe de professores das séries finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Nova Venécia, Norte do Espírito Santo. As referidas análises constituíram parte essencial da dissertação de mestrado que foi concluída neste mês de janeiro de 2015 e que é o resultado a investigação sobre o modelo de Ensino Religioso verificado na prática dos docentes entre 1998 e 2013. Esta comunicação, por sua vez, tem um objetivo mais modesto: analisar de que forma os textos considerados sagrados pelas religiões aparecem nos diários de classe dos professores. Qual a sua frequência e diversidade? Que tipo de trabalho se pode depreender (confessional, crítico, fenomenológico, etc)? Assim, é possível verificar se houve ou não a utilização direta desses textos na sala de aula e se a proposta de trabalho está de acordo com um modelo Confessional, Teológico ou das Ciências da Religião, conforme postula Passos(2007)*. * PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: Construção de uma proposta. São Paulo, Paulinas. 2007.

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