VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO COMO INSPIRAÇÃO DO CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO

José Roberto Limas da Silva

Resumo


O papel da Religião na sociedade tem sido uma questão de importância histórica. Especialmente na sociedade pós – moderna, este é um tema que tem sido motivo de debates e questionamentos quanto à validade da religião nos processos estruturação e pacificação das relações sociais contemporâneas. A religião e o espaço público são instâncias da vida social que precisam ser conjugadas. A religião, em face de sua presença histórica, na sociedade pode e deve fornecer elementos éticos, filosóficos e espirituais para a vida coletiva. A religião tem a oportunidade de se firmar como elemento de coesão e preservação desta sociedade, desprovida de esperança no ideal libertário da ciência, e cética quanto á força política do estado de estabelecer uma sociedade justa e igualitária. Especialmente no ambiente da educação formal, o Ensino Religioso tem a capacidade de interpretar os fatos sociais, recebendo e fornecendo informações que serão utéis na construção de uma sociedade mais pacífica e igualitária. A religião neste sentido, tem papel singular, haja visto a sua inerência aos processos sociais e históricos de todas as épocas e culturas. Eis, diante da religião, um desafio e uma responsabilidade.

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