ESPIRITUALIDADE EDUCATIVA BIOGLOBAL EM LEONARDO BOFF - UMA PEDAGOGIA PARA A VIDA

Autores

  • Frâncel dos S. Marzokel de Freitas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o pensamento do pensador brasileiro Leonardo Boff em suas implicações teológicas e ecológicas, e elencar possibilidades a uma forma de educação comunitária eclesiástica que valorize as relações intersubjetivas entre os seres humanos e entre estes com a natureza e com o cosmos. Boff é um pensador interdisciplinar que dialoga com as ciências sociais e com os conhecimentos advindos das ciências naturais e com a mística franciscana, por isso, seu pensamento aporta vieses os mais amplos possíveis e relevantes no que diz respeito aos temas relacionados àquilo que vem sendo chamada de “consciência planetária”, uma forma de percepção de que a vida em comunidade necessita de um respeito pela natureza para além de uma simples manutenção de um status ecológico, mas antes se pauta pelo diálogo em ação, melhor dizendo: pela interrelacionalidade do Eu e do Tu com o Isso, segundo as necessidades contextuais. Palavras-chave: Leonardo Boff. Consciência Planetária. Educação. Espiritualidade. Dialogação.

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Publicado

2019-06-12

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões